Café com Blues especial Stevie Ray Vaughan

Ai galera pra começar bem essa manha maravilhosa, café com blues hoje o especial de stevie ray vaughan.

Café com Blues Especial SRV

Freqüentemente citado por suas iniciais, SRV, Stevie Ray Vaughan impressionou milhões de fãs e músicos aspirantes com sua alma genuína e técnica. A sua música vive para sempre e seus so 03 – Little Wingnhos como músico foram cumpridos durante a sua breve carreira interrompida por um manto de nevoeiro nas primeiras horas da manhã depois de um concerto em 1990. Vaughan foi um guitarrista de blues que saiu da obscuridade para desfrutar de um sucesso meteórico no início de 1980, trouxe o blues de volta a tona com seu estilo único nunca antes visto por algum terráqueo, que era aquele Blues texano com a cara de Freddie King, misturado com fraseados a la Hendrix, uma pegada Country, Swing bem calçado no Funk Rock e a sensibilidade que só o Jazz pode lhe proporcionar, tudo isso executado com um feeling que só poderia vir da alma de SRV, que conseguia arrancar um sorriso de qualquer um que o visse tocar guitarra. Um virtuoso com muita técnica mas essencialmente um tradicionalista do blues do Texas. Nativo de Dallas, Vaughan trabalhava em um restaurante fast food, quando caiu acidentalmente em um barril cheio de gordura e decidiu se concentrar apenas em sua carreira musical. Era o irmão mais novo de Jimmy Vaughan, da banda de rock bem sucedida ‘The Fabulous Thunderbirds’. Foi ouvindo a coleção de discos de seu irmão que Stevie Ray começou a se interessar pela guitarra. E o blues de Chicago, Mississipi, Memphis e Louisiana, despertou o seu maior interesse. Aos sete anos ganhou sua primeira guitarra, um instrumento de brinquedo no qual aprendeu a tocar as primeiras músicas. Esta mesma guitarra foi modificada por Stevie, que a transformou em um contrabaixo para acompanhar seu irmão Jimmie, que era guitarrista.

Mais tarde ganhou sua primeira guitarra elétrica de seu irmão, abandonou a escola no último ano e mudou-se para Austin, uma cidade com forte consciência política e que tinha no blues uma de suas principais formas de expressão. Tocou em vários grupos antes de formar em 1979 a banda de blues ‘Double Trouble’ que incluía Chris Layton na bateria e Jackie Newhouse no baixo. Era um trio poderoso nos moldes do ‘ZZ Top’. Em 1981 Jackie foi substituído por Tommy Shannon. Em 1983, Vaughan chamou a atenção de David Bowie graças a sua apresentação no Montreux Jazz Festival na Suíça e foi convidado para tocar no álbum ‘Let’s Dance’ de Bowie. Sua guitarra é ouvida nas canções ‘Let’s Dance’, ‘China Girl’ e ‘Modern Love’. Após tocarem como sideman com os ‘Rolling Stones’ e Jackson Browne, finalmente debutaram com o álbum ‘Texas Flood’ lançado em 1983. Um álbum que não apenas causou impacto na cena do blues, mas sobre uma geração que pôde enxergar além do rock and roll e descobrir um gênio da guitarra que mostrava em ‘Texas Flood’ a influência de seus mestres: Albert King, Buddy Guy, Lonnie Mack, Hubert Sumlin, Otis Rush, Albert Collins e principalmente Jimi Hendrix.

Bloco 01
01 Love Struck Baby – 02 Texas Flood – 03 Mary Had a Little Lamb

Texas Flood era o big bang de um movimento que até hoje vem gerando frutos quando o assunto é blues feito por branco.
Para chegar a tanto, SRV exibia já no primeiro disco uma fusão desequilibrada dos estilos de Albert King, B.B. King, Otis Rush, T-Bone Walker, Buddy Guy, Eric Clapton, Albert Collins e, acima de tudo, Jimi Hendrix. Deste último, Vaughan copiou a energia, um jeito de dominar a guitarra como quem quisesse espancá-la em um primeiro momento, fazê-la gritar no segundo e sussurrar no final. E esse é o apelo que SRV exerce sobre a geração de garotos brancos que, em vez de enveredar pela batida trilha do rock, decidiu mergulhar de cabeça no blues.
No ano seguinte, a banda ganhou o primeiro Grammy de melhor gravação de blues tradicional por sua contribuição para o antológico álbum ‘Blues Explosion’. Já no disco seguinte (Couldn’t Stand The Weather), Stevie já era o consumado deus da guitarra e do blues texanos. O trabalho marcou também a estréia de Stevie em vídeo, o que proporcionou-lhe uma tímida, porém surpreendente, exposição na MTV. Por fim, o disco deixou claro que Vaughan era blueseiro, mas tinha a fúria de Hendrix nos dedos. Prova cabal é a versão de “Voodoo Chile” registrada no álbum.
Bloco 02
01 couldnt_stand_the_weather – 02 Tin Pan Alley (with Johnny Copeland) – 03 You’ll Be Mine
Em 1985 a sopa sonora da Double Trouble foi engrossada com o órgão de Reese Wynans, que proporcionou o som mais amplo e consistente registrado nas faixas de Soul to Soul, trabalho que rendeu um disco de platina à banda.
Se, nos discos e palcos, a vida de Stevie ia de vento em popa, fora deles o guitarrista estava submergindo. Quando não estava com a guitarra nas mãos, tudo que ele segurava era uma nota de dólar enrolada e um espelhinho com montanhas de cocaína. Vaughan estava se afundando no vício do álcool e cocaína que o levou a se internar em um centro de reabilitação em 1986. O pior ainda estava por vir e aconteceu em Londres. Corriam os primeiros dias de outubro de 1986, e Stevie desmaiou no palco durante a apresentação. Ele ligou para a casa da família em Dallas e pediu socorro para a mãe. “Por favor, me ajude. Estou em algum lugar na Europa e estou passando muito mal”, disse ele ao telefone. Dias depois, Stevie voltou para os EUA e, em 17 de outubro, ele se internou num centro de desintoxicação em Marietta, Geórgia, onde permaneceu até 31 de novembro. Passou o ano de 87 inteiro combatendo também o alcoolismo e seguindo o programa de 12 passos dos Alcoólatras Anônimos.
Quando 1988 chegou, Stevie já estava sóbrio e de volta à estrada. O resultado da saída do fundo do poço está registrado em In Step, sua obra-prima. Ganhou o Grammy de melhor disco de blues contemporâneo.

Bloco 03
01 Look At Little Sister – 02 – The House is Rockin’ – 03 – Tightrope
Em 1990, participou de um concerto em East Troy, Wisconsin, e o show também contou, entre outros grandes músicos, com Eric Clapton. Quatro helicópteros estavam à disposição dos músicos, e Stevie encontrou um lugar vazio em um helicóptero com alguns membros da equipe de Clapton, e decidiu embarcar para Chicago. O céu estava extremamente nublado e com forte névoa, e o helicóptero de Stevie virou para o lado errado e foi de encontro a uma pista artificial de ski. Não houve sobreviventes, e o blues perdeu um dos seus maiores expoentes. Seu funeral foi acompanhado por uma multidão dentro e fora de uma capela em Dallas. E uma estátua dele foi erguida em Austin, no Auditorium Shores em Lady Bird Lake. Com apenas 35 anos, ele nos deixou uma obra imensa, e podemos apenas imaginar o que Stevie Ray poderia dar ao mundo da música se ele vivesse um pouco mais. Um gênio que sempre se preocupou mais em aperfeiçoar-se em sua arte do que em vender álbuns.

Fonte: http://gvbecker.tripod.com/srvbio.htm
http://pintandomusica4.blogspot.com.br/2010/09/stevie-ray-vaughan.html
http://daysmusik.blogspot.com.br/search/label/Stevie%20Ray%20Vaughan
http://www.srvofficial.com/us/home

Sobre Edgar K.

Confira também

banda kadabra rock nacional

Você ja conhece a banda KADABRA?

Você ja conhece a banda KADABRA? Faaaaala meus amigos do Cena Underground, semana passada conheci …

Comentários no Facebook

Open chat
Precisa de ajuda?
Ola
como posso te ajudar?